Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Ten cel Kuze fala sobre os planos para o 14º Batalhão em 2023
07/01/2023 09:46 em Segurança

A pós retornar para o 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), o tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze já tem em mente as ações que serão implementadas em 2023. Em entrevista ao OCP, o oficial explicou que o foco será a capacitação continuada da tropa.

 

Kuze destaca que haverão mais treinamentos, não só a “nível de capacitação, mas também de performance.” O tenente-coronel explica que o objetivo é dar ao efetivo de Jaraguá do Sul e região plenas condições de lidar com situações complexas.

 

“Como eu falei dias atrás em entrevista ao OCP, existe a presença de grandes quadrilhas de novo cangaço que realizam o domínio de cidades. Nós queremos ter plenas condições de lidar com esse tipo de situação. Então, teremos uma rotina anual de pequenos treinamentos diários, treinamentos sequenciais semanais e eventos maiores que envolvem a capacitação do efetivo como um todo para lidar com essas situações, inclusive com incremento da questão logística”, destaca o comandante.

 

Além da capacitação da tropa, o Comando do 14º BPM vai buscar a compra de novos armamentos e acessórios diferenciados. Ou seja, haverá um aparelhamento ainda maior das guarnições do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) e da Radiopatrulha.

“Nós vamos manter a nossa rotina do operações. Essas operações periódicas são iniciadas em locais específicos, conforme dados de inteligência”, explica.

 

Porém, algumas dessas operações não vão atender uma demanda local por conta de um índice criminal que queremos controlar ou demanda da comunidade. Algumas delas vão atender essa questão, mas também para uma avaliação nossa a nível estratégico, com o levantamento de informações como preparação para ações maiores. Nós queremos estar em plenas condições para, caso uma quadrilha se aventure na nossa região, ela tenha o que merece. Não queremos que isso não ocorra, mas, se ocorrer, queremos estar prontos para lidar com isso da melhor maneira possível”, complementa.

 

Para melhorar as condições de treinamento, o Comando do 14º Batalhão vai buscar a construção de um estande de tiro. Kuze lembra que clubes de tiros da cidade estão com portas abertas com estruturas muito boas, mas é necessário um local para atender demandas específicas da tropa, inclusive com tiros a distâncias maiores, trabalho feito pelo atirador designado.

 

“Precisamos de um local diferenciado e, para isso, contamos com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A Prefeitura já está inteirada e se mostrou solícita para o que nós pretendemos. Então, acreditamos que 2023 vai ser um ano importante nesse quesito”, adianta.

 

Redes de proteção

Além do treinamento continuado, o 14º Batalhão investe na prevenção. Os policiais militares vão continuar o atendimento de toda a rede de ensino de Jaraguá do Sul e região com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

 

Outra bandeira é a expansão da Rede de Vizinhos nos cinco municípios. “Se mais pessoas tiverem interesse em integrar a Rede de Vizinhos, elas podem procurar o 14º Batalhão através do nosso site ou pessoalmente. Nós queremos estender essa interação com a comunidade e acreditamos que isso é muito importante. Tivemos um comandante que falava que essas pessoas servem como sensores de inteligências, elas estão dispostas a trazer uma informação (uma placa ou algum registro) e isso faz toda a diferença”, pondera.

 

“Essas informações também chegam a através dos profissionais da segurança privada, seguranças de shopping, de condomínios de agências bancárias. Essas pessoas bem intencionadas são sensores de segurança de suma importância. Antes, a gente falava que não conseguia colocar um policial em cada esquina. Porém, hoje não conseguimos colocar um em cada bairro. Então, queremos aumentar esses laços com as pessoas bem intencionadas da nossa comunidade”, completa.

 

 

 

COMENTÁRIOS