Chuvas fortes deixam mortos e desaparecidos em Santa Catarina
Segurança
Publicado em 18/01/2023

O município de Rodeio viveu uma uma noite de desespero, entre a terça-feira, 17 de janeiro e esta quarta, 18. Isso porque um grande volume de chuva foi registrado no município, causando alagamentos, deslizamentos, diversos prejuízos e duas mortes, até o momento, na cidade.

 

A central do Corpo de Bombeiros Voluntários da União, que atende Ascurra, Apiúna e Rodeio, recebeu em torno de 200 chamadas para atendimentos de resgate de pessoas isoladas, resgate de vítimas levadas pelas águas, soterramentos, deslizamentos, traumas, afogamentos e outros casos.

 

Um dos casos mais graves foi no bairro Diamantina Pico, onde uma casa foi soterrada por uma queda de barreira. No local, estavam duas crianças e um homem, segundo as informações da Defesa Civil, que foram soterrados. Infelizmente, duas mortes já foram confirmadas, do homem e de uma das crianças.

 

Devido a complexidade da situação causada pela enxurrada, foi implantado o sistema de comando de incidentes dos Bombeiros Voluntários da União, junto com a Defesa Civil de Ascurra e Rodeio. Várias pessoas foram resgatadas em áreas inundadas, dentro de rios bem como atendimentos a vítimas soterradas.

 

Segundo os Bombeiros, a parte central de Rodeio ficou isolada e a primeira equipe só conseguiu chegar na localidade após retirar quatro vítimas de dentro do rio, sendo que estas permaneciam sobre árvores.

 

Os Bombeiros Militares de Timbó foram para Rodeio, em apoio, e realizaram atendimentos de retirada de pessoas nos Bairros Rodeio 12 e 32. Os Bombeiros Voluntários de Ibirama também se deslocaram, em apoio, e realizaram resgates aquáticos, bem como seguem as buscas na localidade Nova Brasília, em Rodeio, onde um homem está desaparecido.

 

A equipe da Força Tarefa de Blumenau também foi para Rodeio. A Unidade Arcanjo dos Bombeiros Voluntários de Indaial está auxiliando no atendimento, da mesma forma.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Jaime Junior Moser, gravou um vídeo, falando sobre a situação no município.

 

“A falta de energia elétrica, bem como algumas falhas na rede de telefone dificultaram o contato e alguns acionamentos. Aproveitamos para agradecer todos os munícipes que se organizaram e realizaram diversos atendimentos e pedimos entendimento da população por não conseguirmos responder aos mais de 200 chamados que ocorreram simultaneamente. Agradecemos também a todas as instituições envolvidas e as que já se colocaram à disposição para a continuidade dos trabalhos”, disse.

 

O SAMU também auxiliou no atendimento de vítimas. A secretaria de obras apoiou com maquinário para desobstrução de vias e retirada de pessoas de áreas isoladas. Os Bombeiros Voluntários seguem com os trabalhos de buscas e tratativas com as Prefeituras, Defesa Civil Municipal, Regional, Estadual, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Polícias Militar e Policia Civil.

 

 

 

 

Comentários