Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Hospital São José inaugura Pronto Socorro exclusivo para atender pacientes com 60 anos ou mais
10/02/2023 19:16 em Saúde

Na manhã desta sexta-feira (10), no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, ocorreu a inauguração do Pronto Socorro 60+, para tratamentos de urgência e emergência voltados para pessoas com idade de 60 anos ou mais - a primeira estrutura de atendimento exclusivo para idosos no Brasil. O Pronto Socorro atenderá 24 horas, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

 

A estrutura da nova unidade é formada por recepção, triagem, consultório e sala de observação. Para viabilizar a criação da estrutura, a administração municipal de Jaraguá do Sul investiu cerca de R$ 57 mil. Já para a manutenção do espaço, o Município investirá aproximadamente 179 mil mensais.

 

Cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de sexta-feira (10) | Foto: Eduardo Montecino/PMJS

 

Idosos atendidos em 2022

O secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destacou que o número de atendimentos a pessoas com mais de 60 anos no Hospital São José demonstra a necessidade deste novo espaço. "Para se ter uma ideia, somente no ano passado foram realizados 114.154 atendimentos a pessoas com idades entre 60 e 103 anos, uma média de 9.500 atendimentos por mês", informou. Ele destacou que em Jaraguá do Sul o número de pessoas com 60 anos ou mais ultrapassa os 20 mil.

Secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti | Foto: Eduardo Montecino/PMJS

O presidente do Conselho Deliberativo do Hospital São José, Paulo Chiodini, declarou ser uma alegria muito grande a inauguração do Pronto Socorro 60+. "O nosso envolvimento com este hospital, através da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), iniciou em 2002. Desde então, a gente vem de uma trajetória de cuidado com a infraestrutura, com a assistência e com o atendimento às pessoas", afirmou.

 

"Nós começamos tempos atrás o projeto 60+, através do Fundo do Idoso, da renúncia fiscal do Imposto de Renda e, junto com a prefeitura, foi possível viabilizar recursos para a gente dar esse atendimento diferenciado", frisou.

 

Parceria público-privada

Paulo Chiodini ressaltou, ainda, a parceria com a municipalidade, tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores, e também com os representantes de Jaraguá do Sul na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. "Acho que é um belo exemplo de parceria público-privada e só temos que agradecer o empenho, a dedicação e o cuidado que todos têm com o Hospital São José".

 

O deputado federal Carlos Chiodini enalteceu "a coragem do prefeito Jair Franzner em encampar esse empreendimento, pois seria mais fácil deixar como estava, seria mais fácil deixar as pessoas que tanto nos ajudaram ao longo da vida ficarem na fila, seria mais fácil se acomodar, não investir tão bem os recursos, mas Jaraguá do Sul sempre inova e, devido a esta inovação, esta coragem e ousadia, a cidade é conhecida nacionalmente como o município com maior desenvolvimento social na sua faixa habitacional", ressaltou.

 

Necessidade de atendimento especializado para idosos

O deputado estadual Vicente Caropreso citou o dr. Amaro Ximenes, destacando que "ele foi o primeiro secretário de saúde a trazer para Jaraguá do Sul a UTI, que tantas vidas salvou". Caropreso, que é médico com especialidade em neurologia, relembrou ainda da primeira vez em que fez plantão no Hospital São José, em 29 de janeiro de 1984. "Naquela época, Jaraguá do Sul tinha uma população de 60 mil pessoas e a expectativa de vida era de 68,5 anos para os homens e 72 anos para as mulheres", afirmou, completando que a expectativa de vida aumentou significativamente e que cada vez mais é necessário atendimento especializado para esse público.

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida, citou o vereador Anderson Kassner, "que sempre levanta a pauta da saúde", e também agradeceu aos outros colegas por participarem do processo de evolução do município e de importantes ações, como a celeridade na votação de projetos relacionados à área da saúde.

 

Realização de um sonho


Prefeito Jair Franzner | Foto: Eduardo Montecino

O prefeito Jair Franzner fez uma saudação especial aos funcionários da saúde em Jaraguá do Sul e declarou que a inauguração do Pronto Socorro 60+ é a realização de um sonho. Franzner também enalteceu o trabalho da equipe de Pronto Atendimento do Hospital São José, "que atende com esmero o grande número de pessoas que procuram esta unidade todos os dias". E completou dizendo que agora será possível melhorar ainda mais o atendimento do Pronto Socorro do hospital. "Nossos idosos merecem e terão o melhor atendimento possível. Desejo que não precisem, mas quando precisarem terão o melhor atendimento em um espaço preparado exclusivamente para eles, e serão atendidos com todo o carinho e competência pelos profissionais do Hospital São José", finalizou.

 

Outros investimentos em saúde

Durante o evento, um vídeo mostrou os investimentos feitos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul na área da Saúde em 2022, quando foram aplicados R$ 240 milhões para melhorias de unidades de saúde, construção de novos espaços, mutirões, entre outras ações.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS