Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Hospital São José é autorizado a realizar cirurgias cardíacas de emergência pelo SUS
06/04/2023 06:48 em Saúde

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, está autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde a realizar cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes da região da Amvali. A informação foi comemorada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O hospital inaugurou ala de cardiologia com equipamentos de última geração no dia 23 de março.

 

“É um presente de páscoa para a região. Defendemos e trabalhamos muito, ao lado das entidades empresariais, médicas e da direção do hospital  para que isso acontecesse. E aconteceu depois que garantimos a presença da secretária da Saúde, Carmen Zanotto, no ato de inauguração da cardiologia, momento em que ela conheceu a estrutura, ouviu a comunidade. Estamos falando em salvar vidas, diminuir o sofrimento das pessoas.  Garantimos R$ 5,2 milhões para a construção dessa estrutura e, partir de agora, pacientes não precisarão se deslocar para outra região.”  

 

Conforme o deputado, o  acordo firmado entre o hospital e o governo,  por meio da  Secretaria de Estado da Saúde,  estabelece que  os procedimentos de emergência de alta complexidade em cardiologia, de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde de municípios da Amvali, serão direcionados ao hospital e serão totalmente custeados  pelo Estado.  Até então, esses pacientes eram direcionados ao município de Mafra para serem atendidos pelo SUS.

 

Atendimento em etapas

O processo de atendimento se dará em etapas. Na primeira fase, que deve levar 60 dias, o hospital São José realizará apenas procedimentos pouco invasivos, como cateterismo e angioplastia. No caso de necessidade de cirurgia cardíaca o paciente ainda será encaminhado para Mafra. Nessa primeira fase o hospital também só irá atender pacientes encaminhados por unidades de saúde dos municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder.  

 

Após o prazo estipulado, que foi requerido para que o hospital faça a aquisição de alguns materiais e equipamentos para realização da plenitude dos procedimentos  de alta complexidade, iniciará a segunda fase e o hospital poderá realizar todos os procedimentos sem a necessidade de deslocar pacientes para outra região. 

 

Com relação aos demais municípios da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) – Guaramirim, Massaranduba, Corupá, Barra Velha e São João do Itaperiú –, ficou acordado que eles poderão encaminhar ao Hospital São José somente pacientes que precisam de atendimento de emergência em cardiologia. Já os demais casos eletivos, que não são considerados graves, serão encaminhados para o município de Mafra.  

 

Gradualmente o serviço de cardiologia  Hospital São José irá absorver todos pacientes desses municípios que requerem atendimento eletivo e de emergência. A medida é necessária para que a estrutura de atendimento hospital possa se adequar a toda a demanda da região de forma segura e eficiente. 

 

Todo esse processo foi acordado em reunião com os secretários de saúde dos sete municípios durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (5), na sede da Amvali.

 

Credenciamento no Ministério da Saúde

Dr. Vicente explica que o governo estadual  vai trabalhar para que a unidade do Hospital São José seja credenciada pelo Ministério da Saúde  para efetuar cirurgias de alta complexidade vascular e cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde.

 

“Temos que agradecer o governo estadual que está assumindo os custos dessa operação, já que o credenciamento federal pode levar muito tempo ainda”.

 

COMENTÁRIOS