Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Nos 188 anos da PMSC, comandante do 14º BPM fala sobre a importância da corporação na sociedade
05/05/2023 17:36 em Geral

A Polícia Militar de Santa Catarina completou 188 de criação na sexta-feira (5). E oara marcar esta importante data, o 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou, na quarta-feira (5), uma cerimônia em comemoração ao aniversário da corporação. Houve a promoção de policiais militares e a entrega de medalhas.

 

Em entrevista ao OCP, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel João Carlos Benassi Kuze, falou sobre o papel da PM na sociedade catarinense. Ele destaca que, apesar dos momentos difíceis enfrentados nas últimas semanas com eventos críticos, o momento é de festa pelo reconhecimento dado pela sociedade catarinense para o trabalho da PM.

 

 

Foto: 14º BPM/Divulgação

“Em recente pesquisa, a PM de Santa Catarina foi a mais reverenciada nacionalmente, com 74% de menções favoráveis. É claro que isso nos deixa felizes, mas sabemos que não pode ser motivo para descanso e comemoração antes da hora. Porque não existe essa hora quando falamos em Polícia Militar”, frisa.

 

Kuze ressalta que, por exemplo, bens perdidos por um cidadão em um crime são significativos e os policiais militares sabem disso. O oficial revela que os PMs não vão descansar por justamente entenderem que seu serviço é essencial, algo já amplamente reconhecido pela sociedade.

 


Foto: 14º BPM/Divulgação

“Nós sabemos que o reconhecimento do nosso serviço extrapola um comando, uma guarnição. Esse reconhecimento perpassa gerações. Só é possível chegar a 188 anos com um trabalho bem-sucedido na nossa atividade fim, a segurança pública, com muito trabalho”, lembra.

 

Kuze destaca que o trabalho da Polícia Militar é diuturno, funciona 24 horas por dia e, por isso, não para. "Ele se torna essencial porque não pode parar e nós estamos preparados para isso. Sabemos da nossa importância e sabemos lidar com isso. Por óbvio, a gente sabe que a extinção do crime é utopia e a vida em sociedade não permite isso. Porém, tornar a vida em sociedade melhor controlando esses índices é possível e nós conseguimos executar muito bem isso em Jaraguá do Sul e região”, completa.

 


Foto: Cláudio Costa/OCP News

O tenente-coronel credita esse sucesso do trabalho da PM na região à parceria com as polícias Civil, Científica e Penal. Ele também destaca essa mesma sinergia com entidades civis da região e, principalmente, com a população.

 

“A comunidade denuncia, apoia o trabalho da Polícia Militar, entende e, muitas vezes, empaticamente se compadece com os nossos fracassos. Somos, acima de tudo, seres humanos e passamos por desafios e erramos. A maior parte da nossa tropa é vocacionada, mas é uma profissão muito desafiadora. Nós lidamos com problemas. Quando dá tudo certo e o criminoso é preso e a vítima tem o seu sofrimento estancado, ainda assim aconteceu alguma coisa ruim, ainda assim a família do criminoso não fica feliz com a PM. Lidamos com essa energia pesada com bastante profissionalismo”, finaliza.

 


Foto: Cláudio Costa/OCP News

 

COMENTÁRIOS