Condições das rodovias catarinenses aumentam custo de logística para a indústria, aponta Fiesc
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Publicado em 09/05/2023

Crédito: Divulgação

Foi apresentado nesta terça-feira (9) o estudo realizado pela Federação das Indústrias (Fiesc) e pela UFSC sobre os custos logísticos da indústria catarinense. Segundo o levantamento, houve uma elevação de 75% no gasto com transporte entre 2017 e 2022, ocasionado, principalmente, pela precariedade das rodovias estaduais e federais em Santa Catarina.

 

Apesar da elevação, o custo logístico global da indústria por real faturado é de R$ 0,11, valor menor que em 2017, quando era R$ 0,14. Essa redução é explicada pelo aumento da eficiência das empresas no gerenciamento de estoques.

 

Presente na reunião, o deputado estadual Antídio Lunelli ressaltou que, como presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano na Alesc, está buscando, em parceria com a Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado) sensibilizar as autoridades estaduais e federais em busca de um aporte maior de recursos para a malha viária, com fundo mínimo para manutenção e melhoria em relação à segurança nas rodovias.

 

“A situação é muito preocupante em todas as regiões, estamos à beira de um colapso e, como o estudo apontou, isso irá prejudicar a nossa competitividade industrial”, apontou.

 

Outro dado relevante apresentado pela Fiesc é que os motoristas que trafegam pelas estradas federais de Santa Catarina têm, no mínimo, 60% de chances de se atrasar, devido aos congestionamentos constantes.

 

“Nas estaduais, o problema é similar. As nossas zonas metropolitanas estão totalmente comprometidas. O nível de ineficiências das rodovias catarinenses é altíssimo”, afirmou o executivo da Fiesc, Egídio Antônio Martorano.

 

Para o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, a indústria vem fazendo o dever de casa e investindo na melhoria interna da gestão de estoques.

 

“Contudo, a parcela que mais pesa na composição total dos custos logísticos é o transporte, que representa 63,6% do total”, pontua Aguiar.

 

A pesquisa indica, ainda, que a redução de 1 centavo no custo logístico catarinense representaria uma economia de cerca de R$ 4 bilhões por ano, considerando o PIB do estado, estimado em R$ 400 bilhões (dados de 2021).

 

Ao fim da reunião, o presidente da Fiesc convocou um pacto pelas rodovias federais, colocando como prioridade a destinação de emendas dos parlamentares federais catarinenses, a partir de 2024, para conclusão das obras das BRs 470, 280, 163 e 285. E também que seja firmado um pacto entre o Poder Executivo federal e o Fórum Parlamentar Catarinense, que permita ter previsibilidade e segurança nos investimentos. O acordo propõe, ainda, foco na gestão, sob coordenação do DNIT (SC), com a realização de um cronograma com execução de acordo com o previsto e a capacidade, evitando as paralisações de obras.

 

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