Prefeitura de Corupá entrega projeto de lei para desapropriação amigável da Rota das Cachoeiras
Geral
Publicado em 22/05/2023

O Município de Corupá, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, realizou na manhã desta segunda-feira (22) a entrega do projeto de lei para desapropriação amigável da área do imóvel utilizado pela Rota das Cachoeiras, da Florestal Rio Canoas e Berneck S.A. Painéis e Serrados. O ato teve inicio às 9h30min, no hall principal da prefeitura.

 

 

Diversas autoridades e representantes do comercio local, prestigiaram a ação de assinatura do projeto, que tem como objetivo, desapropriar de forma amigável e assumir a gestão da propriedade de 11,1 milhões de metros quadrados, que corresponde à rota das cachoeiras. 

 

Segundo o prefeito em exercício Claudio Finta, a área que está fechada desde 2019, recebia cerca de 30 a 50 mil turistas por ano, o que fomentava fortemente o turismo de aventura na cidade. Agora com a aquisição da propriedade, será realizado um estudo, para viabilizar a concessão para a iniciatíva privada e retornar as atividades do local, o mais breve possível.

 

 

 

O presidente da câmara de vereadores de Corupá, Juliano Millnitz, comemorou o ato, segundo ele, era um sonho que a cidade conseguisse assumir a propriedade. Ele disse também que o projeto será analisado pelos vereadores para que a propriedade seja recebida pelo município, o quanto antes.

 

 

 

O secretário do turismo, esporte, cultura e lazer, Loriano Rogerio Costa, o Kutcha, se emocionou em seu discurso na tribuna e comentou em entrevista à Corupá Fm, que o turísmo na região vem sendo alavancado e espera que o cenário continue evoluindo.

 

 

 

O deputado estadual, Antidio Lunelli, reafirmou o compromisso com a cidade, para a concretização da pavimentação do acesso à rota das cachoeiras e outras obras na cidade, as quais tem cobrado celeridade por parte do governo estadual, para o repasse de verbas.

 

 

 

O deputado estadual, Maurício Peixer, também esteve presente no evento e comentou que a rota das cachoeiras é um patrimônio incontestavel de Corupá e fica contente com a atitude da empresa Berneck, que optou pela cessão da área para a prefeitura.

 

 

 

O empresário Edson Junkes, representando o governador Jorginho Melo, parabenizou o município pela aquisição da propriedade e reiterou que o turísmo, abre portas de emprego e gera renda para a região.

 

 

 

Como representante da empresa Berneck S.A. Painéis e Serrados, esteve no local o Sr. Nivaldo Heinzen, que comentou sobre a família Berneck ter sido moradora de Corupá após a sua chegada da alemanha e sobre a importância da rota das cachoeiras para a cidade de Corupá.

 

 

 

 

 

Por fim, o projeto foi encaminhado com a assinatura do prefeito Claudio Finta para a câmara de vereadores para apreciação do legislativo.

 

Comentários