Flagrante inusitado com filhotes cachorros-do-mato no Rio Cerro II
Geral
Publicado em 14/09/2023

Biólogos foram acionados para resgatar os animais de tubulação, mas optaram em deixar “a natureza seguir seu rumo” já que os pais estavam por perto

 

A equipe de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) deparou com uma situação inusitada na última segunda-feira (11). Acionada por moradores do bairro Rio Cerro II para resgatar cinco filhotes de cachorro-do-mato a equipe desta vez optou, literalmente, em “deixar a natureza seguir seu rumo”.

 

O biólogo da Fujama Christian Raboch conta que ao chegar ao local observou que os animais eram recém-nascidos e estavam numa tubulação de drenagem dentro de uma boca-de-lobo. “Também constatamos que os pais dos animais ainda estavam por perto”. Com muito cuidado, a equipe da Fujama retirou a grade da boca-de-lobo e começou a monitorar os animais. “Um por um os pais pegavam os filhotes e levaram mais para dentro da tubulação. “Verificamos que o sistema de tubos tinha uma saída que dava para um área de mata que é provavelmente para onde iriam depois de carregar os filhotes”.

 

No dia seguinte da ocorrência, a família de cachorros-do-mato já não estava mais no local. “Por serem espécimes muito jovens se tivéssemos feito o resgate provavelmente seriam encaminhados para algum centro de triagem de animais silvestres e dificilmente seriam devolvidos à natureza. Também teria a questão de pegar os animais, algo bem complicado e que acaba estressando os bichos. Por ser uma área com mata próxima, optamos em deixar os animais lá”, disse o biólogo, que também orientou os moradores a respeito deste tipo de situação na qual a melhor escolha é sempre deixar a natureza seguir o seu curso.

 

Comentários