Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Meteorologistas alertam para tempo severo e chuva excessiva em Santa Catarina
02/10/2023 15:17 em Previsão do Tempo

Os meteorologistas Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, da ClimaTerra, alertam para tempo severo e volumes de chuva significativos para os próximos dias para Santa Catarina.

 

O potencial é alto para a ocorrência de temporais entre esta terça-feira no Rio Grande do Sul e à noite em SC e parte do Paraná. A condição segue na quarta-feira em todas as regiões devido ao ingresso de uma frente fria aliado ao fluxo de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica.

 

 

A previsão, segundo eles, é de formação de tempestades severas, com chuva intensa, raios, granizo e vendavais acima dos 80/100 km/h em algumas cidades. A previsão aponta ainda para volume de chuva significativo durante a transição desta frente fria podendo passar dos 100/150 mm.

 

Novos temporais

 

Entre a sexta e sábado, um novo sistema de baixa pressão (cavado), reforçado por uma perturbação de ondas curtas na média e alta troposfera, em combinação com o canal de ar quente e úmido que vem da Amazônia, favorece a formação de muitas áreas de instabilidade provocando chuva com trovoadas com intensidade moderada a forte e torrencial.

 

Novos episódios de tempo severo são esperados, atentam os meteorologistas.

 

O total de chuva prevista pode passar de 200/300 mm em algumas cidades do Oeste e Centro Leste de SC. Há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, queda de barreira e enchente relâmpago.

 

Atenção especial para o Vale do Itajaí (Rio Itajaí-Açu) com alto risco de cheia. Outras bacias também serão afetadas, preveem.

 

COMENTÁRIOS