Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Em 12 horas, Bombeiros retiram quase 100 pessoas de áreas alagadas em Rio do Sul
08/10/2023 07:47 em Geral

O trabalho dos 46 Bombeiros Militares que estão em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi intenso no sábado (7). Em menos de 12 horas, foram retiradas 96 pessoas de áreas alagadas, em 44 ocorrências atendidas.

 

 

Força-Tarefa neste sábado (7) conta com apoio de bombeiros de Curitibanos, Xanxerê e São José - Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND

Além disso, os socorristas resgataram pelo menos 15 animais. Quatro equipes de Forças-Tarefa já estão atuando no 15º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Rio do Sul.

 

Além do efetivo do próprio batalhão de Rio do Sul (15º BBM), as equipes deslocadas são dos municípios sede de São José (10º BBM), Xanxerê (14º BBM) e Curitibanos (2º BBM).

 

Já o helicóptero Arcanjo 03, de Blumenau também presta suporte na cidade. O Corpo de Bombeiros Militar ainda mantém, em Rio do Sul, oito embarcações.

 

O comandante do 15º Batalhão, Tenente-Coronel Rafael Fortunato Camilo, detalha que como o quartel da corporação também fica em área alagada, as equipes ficam concentradas no Colégio Dom Bosco, ao lado da Catedral São João Batista.

 

Além dos resgates durante o sábado, os bombeiros ainda atuaram, de acordo com o comandante, no corte de árvores e ações de prevenção.

 

“Nós orientamos as pessoas que se antecedam, que façam as saídas das residências em áreas alagáveis com antecedência e procurem abrigo em locais seguros. Nós também orientamos as pessoas em evitem transitar por áreas alagadas, seja a pé, com veículos”, descreve o Tenente-Coronel Rafael Fortunato Camilo.

Em Rio do Sul, o Corpo de Bombeiros ainda visita os quase vinte abrigos abertos para orientar os moradores e evitar acidentes. Ao todo, são 298 famílias e 975 pessoas em 21 abrigos abertos em Rio do Sul.

 

 

Com o rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, no nível de 9,5 metros (aproximadamente às 19h deste sábado), a estimativa é de que 2.392 residências são atingidas e em torno de 6.937 pessoas estejam desalojadas.

COMENTÁRIOS