Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
14º BPM inicia a Operação Natal Seguro em Jaraguá do Sul
15/12/2023 14:15 em Segurança

O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) iniciou nesta semana a Operação Natal Seguro em Jaraguá do Sul. O foco é garantir a segurança dos munícipes nas regiões comerciais da cidade. Com a chegada do 13º salário, há um aumento na circulação de pessoas e de dinheiro.

 

Com o incremento do policiamento nesses locais, a Polícia Militar busca evitar a incidência de roubos, furtos e estelionatos. O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Kuze, destaca que o patrulhamento será intensificado no Centro, na Barra do Rio Cerro e na Ilha da Figueira.

 

 

“É um incremento do policiamento, principalmente de ronda e permanência, nas regiões em que o comércio se faz mais presente. Esses locais acabam recebendo uma atenção das nossas guarnições quando não estiverem em atendimento de ocorrências. Até o Natal, os policiais militares vão intensificar a presença em locais com grande circulação de pessoas”, frisa.

 

O oficial destaca que as pessoas costumam ficar distraídas quando saem para fazer compras. Essa vulnerabilidade acaba atraindo criminosos de oportunidade e trazendo risco para a população.

 

“As pessoas estão passeando distraídas e buscando comprar os presentes de Natal. Elas deixam a bolsa aberta, o carro destrancado, objetos de valor expostos nos veículos e até esquecem de trancar a casa. Isso acaba, infelizmente, servindo de oportunidade para o criminoso atuar”, lembra.

 

Kuze revela que, apesar do grande número de pessoas vindo para Jaraguá do Sul, as estratégias de policiamento têm dado certo. Ele pede paciência para a população, pois há um grande número de ocorrências sendo geradas e há um déficit no número de policiais militares atuando na cidade. Com isso, ocorrências sem gravidade acabam tendo um tempo de resposta maior.

 

“Curiosamente, estamos passando por um período muito tranquilo. Porém, há muitos acidentes de trânsito. Isso tem tomado muito o nosso tempo e quase a totalidade deles causado pela falta de atenção, principalmente com o uso do telefone celular. Nós temos feito muitas notificações do uso dos smartphones através das câmeras. Mesmo assim, os acidentes acontecem e nossas guarnições perdem mais de uma hora em cada um desses acidentes”, pondera.

 

O tenente-coronel ressalta que a Polícia Militar tem realizado diversas ações tanto na prevenção quanto na repressão aos crimes. Operações cirúrgicas são realizadas em cima pessoas-chave para o controle da criminalidade. O trabalho feito desde o fim do ano passado tem dado certo.

 

“Pessoas têm vindo para contribuir trabalhando na nossa cidade. Estamos vivendo um ótimo momento, mas isso não quer dizer que não tenhamos criminosos circulando nas ruas. Em uma conversa rápida com um policial civil, você acaba descobrindo que há um grande número de golpes ocorrendo”, conta.

 

O comandante alerta para golpes rudimentares, como o do achadinho e do bilhete premiado. Os estelionatários são pessoas com bom papo e que estão fora do padrão estereotipado do criminoso.

 

“As pessoas são colocadas em uma aura de sorte e em outros casos acham que um bom samaritano vai ajudar. Temos muitas pessoas que praticam caridade na nossa cidade, mas nesses casos é um golpe. O golpista é camarada, tem boa oratória e conta histórias estruturadas. Pedimos que as pessoas simples mantenham a vigilância e, qualquer coisa estranha, ligue para o número 190”, finaliza.

COMENTÁRIOS