Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Ciclone que atingiu RS também pode afetar Rio e SP
18/01/2024 12:55 em Previsão do Tempo

Depois do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, um ciclone formado no litoral do estado pode trazer, ao longo da semana, chuvas a outras regiões do Brasil. Na noite desta terça-feira, a tempestade no Sul deixou 574 mil pessoas sem energia elétrica em ao menos cinco regiões e a tendência é que a situação se agrave com a chegada do ciclone.

 

Entenda: Ciclone se forma no RS e aumenta riscos de temporais no Sul, diz Inmet

Feriados 2024: calendário com folgas e pontos facultativos do ano

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explicou ao GLOBO que o ciclone deve formar uma frente fria, o que pode favorecer mais chuvas.

 

— O ciclone pode também ser chamado de centro de baixa pressão e tem uma tendência de formar uma frente fria. Com isso, pode proporcionar chuvas e tempo severo nessas áreas. O ciclone facilita a formação de cavados, que geram áreas de instabilidade e podem manter chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul e centro de Minas, principalmente no final de semana.

 

Mesmo assim, as altas temperaturas se mantêm nessas regiões, afirma Andrea:

 

— As temperaturas ainda estão elevadas, por influência do El Niño, que sempre joga aquele calor. Isso é um agravante também, porque uma atmosfera quente, ao se aproximar dessas instabilidades, proporcionam uma condição de tempo com queda de granizo, como ocorreu no Sul. Além disso, para os próximos dias, a previsão é de rajadas de vento e pancadas de chuva em algumas regiões.

 

Como fica o tempo nos próximos dias?Em São Paulo, a chuva deve começar na sexta-feira. O mesmo pode ocorrer no Sul do Rio de Janeiro e no Sudeste de Minas Gerais. O ciclone formado no Rio Grande do Sul deve proporcionar chuvas com volumes bastante significativos sexta e sábado, segundo Andrea. No domingo, a frente começa a se deslocar e ela atinge também o Espírito Santo. Na Bahia, a instabilidade deve chegar na segunda-feira.

Como ficará o tempo até o fim da semana?

Segundo o Inmet, a previsão para a Região Norte são pancadas de chuvas com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. Também há possibilidade de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas. Em Roraima, são previstos menores acumulados de chuva até o fim da semana.

 

 

.

Como fica o tempo no Nordeste?

No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva no Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também podem ter chuvas isoladas ao longo da semana.

 

Previsão do tempo para o Centro-Oeste e Sudeste

Chuvas intensas devem atingir as regiões Centro-Oeste e Sudeste, com volumes maiores que 60 mm, com a possibilidade de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Segundo o Inmet, o centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro devem ser as regiões mais afetadas. Áreas do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso podem ser atingidas por chuvas com menores acumulados.

 

Vai chover no Sul do país?

No Sul, um sistema de baixa pressão vai favorecer fortes instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul. Há previsão de tempestades. No Paraná e Santa Catarina, são previstos menores acumulados, mas que podem ultrapassar os 60 mm. Entre os dias 21 e 22, sábado e domingo, a chuva deve diminuir na região.

 

Temporal no Rio Grande do Sul

As chuvas no Rio Grande do Sul afetaram ao menos 25 municípios, segundo levantamento da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira. Esse é o número de cidades que relataram danos decorrentes de "chuvas intensas, fortes ventos, granizo e descargas elétricas" ao órgão estadual.

 

No município de Cachoerinha, uma pessoa morreu após a queda de uma marquise. Outras dez pessoas ficaram feridas, segundo o relatado até o momento.

 

De acordo com a RGE, concessionária de distribuição de energia elétrica que atua em 381 municípios, o fornecimento de luz foi impactado pelo grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos. Os danos na rede elétrica são provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.

 

"As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento, com segurança, no menor prazo possível. As regiões mais afetadas são Central, Metropolitana, Vale do Taquari, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo", informou a empresa.

 

A RGE alertou ainda que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.

 

O que causou as fortes chuvas?

Os temporais no RS foram causados devido à uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera (“baixa fria”), que avançou durante a terça-feira do Chile para o Oeste e o Centro da Argentina, rumando depois para o Uruguai

COMENTÁRIOS