Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Substituição da antena parabólica tradicional é gratuita em SC; saiba como agendar mudança
28/02/2024 11:39 em Geral

A troca da antena parabólica tradicional, para o seu novo modelo digital, pode ser feita de forma gratuita em Santa Catarina. Famílias de menor renda e inscritas em algum programa social do governo federal, desde que tenham uma parabólica tradicional em funcionamento, estão aptas a receber o novo equipamento gratuitamente.

 

A substituição da parabólica é necessária em função da ativação do sinal 5G no Brasil, responsável pela nova geração de internet móvel no país.

Com a ativação, a transmissão via satélite de canais abertos de TV mudará de faixa para evitar interferências. A faixa é como uma "estrada" no ar, por onde os sinais trafegam.

 

Kits com antena digital, receptor e cabos são vendidos em lojas físicas e na internet. Mas quem é beneficiário de programas sociais do governo federal (e, portanto, inscrito no sistema CadÚnico) e tem uma parabólica convencional funcionando pode receber de graça a nova parabólica.

 

Como fazer a troca de antenas:

 

O beneficiário deve procurar a iniciativa "Siga Antenado" pelo site (www.sigaantenado.com.br) ou telefone (0800 729 2404).

 

Estar com NIS (Número de Identificação Social) ou CPF em mãos.

 

Caso opte pelo site, o usuário deve procurar a opção "Distribuição de Kits" e seguir os passos.

 

Combinar o agendamento para a instalação junto a organização e receber o técnico em casa.

 

Segundo a Siga Antenado, que é uma iniciativa criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 1,8 milhão de instalações da nova parabólica digital já foram realizadas desde julho do ano passado em todo Brasil.

 

Perguntas e respostas sobre a troca de antena

Tenho antena de TV: preciso fazer alguma coisa?

Você só precisará trocar de antena se tiver a parabólica convencional, a mais antiga dos modelos oferecidos atualmente. Formatos de antenas digitais (nova parabólica, "espinha de peixe" e interna) não precisam ser trocados.

 

Quando o sinal de TV será desligado nas parabólicas antigas?

A Anatel deu um prazo de 18 meses, contando a partir de 30 de maio de 2022, para que transmissão da TV aberta pare de funcionar nas parabólicas antigas. Ou seja, o sinal está programado para ser desligado no começo de 2024.

 

No entanto, caso seja necessário, esse prazo ainda poderá ser prorrogado até 31 de dezembro de 2025 pelo grupo criado pela Anatel para coordenar a ativação do 5G no Brasil.

 

Como diferenciar as antenas?

A parabólica convencional, que precisará ser trocada, é maior do que as outras antenas. Sua estrutura pode ter até 3 metros de diâmetro, é telada e tem hastes ao redor da antena.

 

A nova parabólica digital, que substituirá a convencional, é menor e tem uma chapa rígida em formato de círculo como suporte para a antena. A estrutura é igual à das parabólicas de TV por assinatura, que não precisam ser trocadas.

 

 

Outros modelos de antenas, como as externas conhecidas chamadas de "espinha de peixe" e as internas, já têm sinal digital e também não precisam ser substituídos.

 

Fonte: G1

COMENTÁRIOS