Biden fala em salvar a democracia e unir o país em 1º discurso após desistir da reeleição
Política
Publicado em 25/07/2024

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez na noite desta quarta-feira (25) o primeiro pronunciamento após desistir da corrida eleitoral deste ano. Ele defendeu o gesto de abrir mão da candidatura como uma medida necessária para “salvar a democracia” e disse que decidiu “passar o bastão”.

 

 

 

— Nas últimas semanas ficou claro para mim que eu precisava unir o meu partido. Eu acredito que meu histórico como presidente, minha liderança do mundo, minha visão para o meu país, tudo isso merecia um segundo mandato. Mas nada pode ficar no caminho para salvar a nossa democracia. Isso inclui nossas opções pessoais. E eu decidi passar o bastão para uma nova geração. Essa é a melhor maneira de unir nossa população — defendeu.

 

O presidente disse que vai focar na conclusão do mandato nos próximos seis anos e disse que foi “um privilégio” servir à república por mais de 50 anos. Ele defendeu a indicação da vice Kamala Harris como a candidata do partido democrata nas eleições de novembro.

 

— Fiz minha escolha, deixei minha visão clara. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris pela experiência, força e capacidade. Tenho uma parceira incrível e uma líder neste país. Agora a escolha está com vocês, o povo americano tem essa escolha — afirmou.

 

 

Biden renunciou à candidatura para a eleição presidencial dos EUA no último domingo (21), em uma carta. Ele estava em isolamento por conta do diagnóstico de Covid-19 e fez nesta quarta-feira a primeira manifestação pública após a decisão de deixar a corrida presidencial.

 

O partido democrata ainda não confirmou quem irá substituir Biden na corrida eleitoral, mas a favorita é a vice de Biden, Kamala Harris, que já aumentou a ofensiva contra o provável adversário, o ex-presidente Donald Trump, em entrevistas nos últimos dias.

 

 

Fonte:NSC

Comentários